Blindagem de Veículos

Blindagem de Veículos

 

Blindagem de Autos ou Blindagem de Carros é o nome dado à proteção balística instalada no interior de veículos automotores, visando proteger seus ocupantes contra disparos de armas de fogo. A empresa especializada neste serviço é chamada blindadora. O Serviço de Blindagem é realizado através da aplicação de materiais balísticos que se dividem em 2 partes:

1) BLINDAGEM OPACA

 

ARAMIDA

Todo o habitáculo do veículo é revestido com mantas de aramida; painéis emborrachados com neoprene em ambos os lados. Por seu poder de elasticidade, peso, aderência e flexibilidade facilitam a adaptação nas estruturas, sem interferir no espaço interior e aparência original do veículo. Aplicados em módulos inteiros recortados de acordo com a área a ser fixada, evitando emendas, que se tornariam pontos vulneráveis.

AÇO

Aço balístico inoxidável são utilizados em toda estrutura do veículo, como: colunas A e B, barras das portas, fechaduras e em outros locais onde não há fixação total da manta de aramida, eliminando pontos vulneráveis e reforçando toda estrutura original do veículo. Todas as peças são moldadas individualmente, cobertas por resina automotiva e revestidas internamente com E.V.A (anti-atrito que inibe o contato do aço com a lataria do automóvel). Com este processo de blindagem, o veículo não terá ruídos internos fora do padrão original de fabricação.

 

2) BLINDAGEM TRANSPARENTE

 

VIDROS

Todos os vidros originais serão substituídos por vidros balísticos laminados com policarbonato em espessura compatível ao nível de blindagem escolhida. São instalados vidros blindados com um proteção especial chamada Steel Glass (que é feito em aço e evita que haja um ponto vulnerável entre o vidro blindado e a carroceria) com espessuras entre 17mm a 21mm, compostos por polivinil butiral (PVB), poliuretano e policarbonato. Com tecnologia de última geração, proporcionando aparência e cor original, muito leve e de alta resistência, possuem uma película interna que protegem os ocupantes de possíveis estilhaços. Quase impossível identificá-los, para que possa transitar sem ser identificado como blindado, garantindo assim o conforto e a dirigibilidade segura do veículo.

Níveis de Blindagem

 

Oferecemos diversos níveis de blindagem, que variam de acordo com o tipo de proteção exigida pelo cliente, em conformidade às normas internacionais e ao padrão utilizado pelo Exército brasileiro. Cada nível protege contra o impacto de variados calibres de munição conforme descrito a seguir:

Processo de Blindagem

 

Por se tratar de um serviço de extremo comprometimento com a segurança, o processo de blindagem da Army é dividido em linhas de montagem que visam imprimir um alto rigor técnico em todas as etapas, cada qual executada por equipe própria com controle de qualidade específico.

As etapas são as seguintes:

  • CHECK-LIST DE ENTRADA (Vistoria de Itens e Funcionamento)

  • ENVELOPAMENTO DE PROTEÇÃO

  • DESMONTAGEM DO VEÍCULO

  • APLICAÇÃO DE MANTAS E AÇO BALÍSTICO

  • COLOCAÇÃO DOS VIDROS

  • MONTAGEM DO VEÍCULO

  • VISTORIA DA BLINDAGEM (Testes de Infiltração, Ruído e Rodagem)

  • CHECK-LIST DE SAÍDA (Vistoria de Itens e Funcionamento)

  • LIMPEZA DO VEÍCULO

  • ENTREGA

Instalação de Acessórios

 

A Desmontagem quase que total do Veículo e o tempo que ele ficará parado na linha de blindagem, permitem que qualquer personalização mais complexa ou simples instalações de dispositivos, sejam mais fáceis de fazer.

Pensando nisso, a Army Blindagens disponibiliza aos clientes mais essa facilidade, onde uma equipe especializada realiza os seguintes serviços:

  • COLOCAÇÃO DE BANCOS DE COURO

  • INSTALAÇÃO DE CENTRAL MULTIMÍDIA (TV, DVD, Câmera de Ré)

  • INSTALAÇÃO DE ALARME

  • DESBLOQUEIO E ESPELHAMENTO DE TELA

  • INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE SOM

  • INSTALAÇÃO DE SENSOR DE ESTACIONAMENTO

  • INSTALAÇÃO DE ENGATE, SUPORTES, RACKS, FRISOS, ANTENAS E CANALETAS

  • INSTALAÇÃO DE KIT XENON

  • INSTALAÇÃO DE INSULFILM

  • POLIMENTO E CRISTALIZAÇÃO DE PINTURA

  • HIGIENIZAÇÃO INTERNA E LIMPEZA DOS BANCOS

  • HIGIENIZAÇÃO DE AR CONDICIONADO

  • e muito mais…

Garantia para Blindagem

  • 3 Anos de Garantia para Blindagem, respeitando as revisões periódicas conforme Manual de Blindagem

Documentação para Blindagem

 

Todo o Processo de Registro e Legalização do Veículo Blindado é assessorado por nossa equipe.

Para que se inicie o Processo de Blindagem, a Região Militar autoriza o procedimento e faz o cadastramento do veículo no sistema de controle do Exército. A DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados) então repassa os dados cadastrais aos Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em Brasília, que faz o registro junto aos órgãos estaduais de trânsito.

Alguns documentos são exigidos para que o veículo possa circular, entre eles: uma cópia do Termo de Responsabilidade da blindadora, com requerimento do proprietário, mais cópias da autorização de blindagem e do certificado de licenciamento, que serão enviadas à Região Militar, que por sua vez emitirá uma autorização com todos os dados do veículo e do proprietário.

Depois, de acordo com a legislação de transito, o veículo deverá ser vistoriado pelo INMETRO, órgão que validará os requisitos de segurança do veículo e sua documentação (CRLV) retificado, constando no corpo desse documento a observação de veículo blindado ou “Modificado Blindagem”.

Após todo este processo, será obrigatório fazer o registro do veículo no Departamento de Produtos Controlados da Polícia Civil (apenas para veículos de São Paulo) e assim o veículo blindado estará legalizado, conforme a legislação de trânsito determina.

Veja abaixo os documentos requeridos para a regularização:

 


 

BLINDADOS – PESSOA FÍSICA

DECLARAÇÃO DE BLINDAGEM PARA REGULARIZAÇÃO DE VEÍCULO JUNTO AO ÓRGÃO ESTADUAL DE TRÂNSITO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• Cópia Autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV
• Cópia do RG do Proprietário do Veículo
• Cópia do CPF do Proprietário do Veículo
• Cópia do Comprovante de Residência do Proprietário do Veículo
• Certidão de Antecedentes Criminais Distributiva (Solicitada em Fórum do município onde reside);
• Comprovante de Ocupação Lícita (IR, Holerite ou Contrato Social).

 


 

BLINDADOS – PESSOA JURÍDICA

DECLARAÇÃO DE BLINDAGEM PARA REGULARIZAÇÃO DE VEÍCULO JUNTO AO ÓRGÃO ESTADUAL DE TRÂNSITO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• Cópia Autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV
• Cópia do RG do Sócio (que consta no Contrato Social)
• Cópia do CPF do Sócio
• Cópia do Comprovante de Residência do Sócio
• Cópia do Contrato Social
• Certidão de Antecedentes Criminais Distributiva (Solicitada em Fórum do município onde reside)
• Cartão CNPJ

 


Perguntas Frequentes

Em torno de 200 Kg dependendo de cada carro. Isso hoje é possível devido a uma quantidade maior de manta aramida onde utiliza-se de 80 a 85% e pouca chapa de aço inox sendo que antigamente era colocado somente chapa de aço. Nestas condições, o desempenho do carro praticamente não sofre alteração. Devido ao baixo peso, carros compactos como o HB20 podem ser blindados sem grandes perdas.

Os Overlaps são proteções em aço especial aplicadas em pontos vulneráveis do veículo, onde não é possível fixar a manta de aramida. Geralmente são aplicados nas colunas, longarinas e caixas de maçaneta. Também é muito comum sua utilização ao redor dos vidros para evitar que um tiro que atinja a extremidade do mesmo não penetre no veículo.

Porque o vidro para encaixar nas canaletas acaba diminuindo a sua grossura e com isso é necessário fazer essa aplicação em aço inox para que garanta a mesma proteção do vidro blindado mesmo nessa parte mais fina. A Army faz um Overlap bem embutido nas portas e na própria cor do veículo fazendo com que não altere a especificação da porta e também para ficar bem próximo do original.

Sim, uma das maiores causas de delaminação é a utilização de ventosas nos vidros, acelerando processo de descolamento do policarbonato.

A escolha entre um blindado zero quilometro e um usado dependerá basicamente da condição financeira. Com a evolução da blindagem, o desgaste das peças foi muito reduzido, proporcionando maior vida útil aos componentes e maior segurança ao adquirir um blindado usado.

A reautoclavagem é o processo realizado nos vidros que apresentam delaminação. Consiste no mesmo processo de fabricação do vidro, quando este é colocado dentro de um equipamento cilíndrico chamado autoclave, onde passará horas sob grande pressão para que o policarbonato adira novamente ao vidro. Embora este seja um processo bastante comum – e necessário – o vidro estará sujeito a quebras durante a reautoclavagem. Algumas fábricas de vidro oferecem seguros, mas estes independem da blindadora.

A insegurança não é infundada.

Há alguns anos, as blindagens pesavam praticamente o dobro do que pesam hoje, acarretando em um grande desgaste dos componentes e a rápida depreciação do veículo.

Com a evolução dos processos e materiais, os veículos blindados artesanalmente possuem valor de revenda diferenciado, pois alguns chegam a pesar 180 Kg, apenas. Isso garante vida útil mais longa ao veículo e, portanto, maior segurança ao segundo dono.

O mercado de blindados usados é bastante grande e cresce a cada dia. Alguns deles você encontra em nossa página de pronta entrega.

Sim.

O período de garantia é apenas uma segurança para o cliente contra defeitos de fabricação dos vidros ou na montagem da blindagem. Após os prazos estipulados pela fábrica de vidros e pela blindadora, o carro continuará seguro como sempre foi. pois os componentes não possuem validade.

A Army Blindagens possui 10 anos de garantia, desde que feitas todas as revisões. Mesmo depois deste prazo, o cliente ainda pode fazer as revisões que manterão o carro em perfeito estado.

Vidros blindados são testados ao limite de sua resistência para garantir que todos os ocupantes estejam protegidos de disparos de armas de fogo. Embora sejam robustos contra impactos, os vidros exigem cuidados específicos que irão prolongar sua vida útil e reduzir significativamente o custo com manutenções corretivas.

O principal fator causador da delaminação em vidros blindados é o calor solar. Evite que o carro fique exposto ao calor intenso. Atente-se à temperatura externa ao lavar o veículo. O choque térmico pode causar trincas e danificar o vidro.
Embora cada vez mais leves e finos, os vidros blindados são consideravelmente mais pesados que os convencionais. Ao fechar as portas, certifique-se que estes estarão fechados, evitando assim o “balanço” dos vidros ao fechar das portas. Este impacto pode causar trincas.

O revestimento da superfície interna do carro é sensível a riscos, por isso, evite toca-los com objetos pontiagudos, afiados ou rígidos.

Seguindo algumas regras básicas, os vidros blindados tendem a exigir manutenção menos frequente e prolongam a vida útil do componente.

Como parte da proteção balística, os vidros blindados possuem uma lâmina de policarbonato na face interna que impede que fragmentos sejam lançados sobre os passageiros em caso de disparos. Essa lâmina exige cuidados, pois, apesar de extremamente eficiente na contenção do vidro, pode ser facilmente riscada.

A superfície interna deve ser limpa sempre com panos macios e úmidos em substâncias não abrasivas. Para remover restos de cola, utilize algodão e álcool isopropílico. Também pode ser usada uma mistura de água e sabão neutro, se necessário.

É importante atentar-se à temperatura do vidro. Em dias muito quentes, evite lavá-los, pois o choque térmico pode provocar trincas.

Por fora, os vidros blindados são como qualquer outro vidro, portanto podem ser limpos da forma habitual.

O efeito da delaminação no vidro blindado dependerá do local onde ocorreu e do grau de delaminação. Qualquer caso de delaminação deve ser avaliado por um profissional. Em média, 95% dos vidros delaminados são passíveis de recuperação através da reautoclavagem. Além da possível perda de resistência, a delaminação afeta a visibilidade, dificultando a visão do condutor.

A delaminação é um processo natural onde ocorre o descolamento entre o policarbonato e o vidro, formando uma bolha no interior do vidro. Este processo pode ser retardado ao evitar a exposição excessiva dos vidros ao calor intenso, estacionando em locais cobertos, por exemplo.

Por segurança, apenas os vidros dianteiros são móveis, geralmente limitando-se a 75% de abertura. Caso seja solicitado, o vidro pode abrir por completo.

Em média, leva-se 35 dias úteis a partir do momento em que recebermos todos os materiais necessários, como o kit de vidros

Em teoria, qualquer veículo pode ser blindado. Com a evolução dos materiais e a grande quantidade de manta utilizada na blindagem artesanal, é possível blindar carros compactos, como o HB20. Recomendamos apenas que seja dada preferência para veículos com mais de 100 cv, assim o proprietário não perderá o prazer em dirigir.

Usamos somente o nível III – A que aplica-se a um vidro de espessura de 21mm, sendo que hoje temos vidros onde trabalhamos com 19mm e 17mm nominal que também enquadra-se ao nível III-A comprovado com teste balístico.

Por padrão, todo o habitáculo do veículo é protegido. Desde grandes áreas como portas ou vidros, até pequenos pontos como a maçaneta ou as colunas de porta. Assim, garantimos que nossos clientes tenham suas vidas preservadas. Ainda é possível blindar todo o veículo, como o capô, assoalho, tanque de combustível e até a bateria.

Back to top